quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Iogurte natural caseiro e iogurte grego


Proteínas, vitaminas, minerais, fósforo e cálcio. O iogurte, um leite fermentado produzido a partir da adição de lactobacilos, tipo de bactéria benéfica, esses micro-organismos utilizam o açúcar do leite (lactose) para produzir energia e se proliferar e eliminam ácido láctico, substância que aumenta a acidez da flora intestinal e inibe a proliferação das bactérias nocivas. Os lactobacilos são resistentes ao ácido gástrico e à bile e, por isso, chegam ao intestino.  Protege contra o desgaste dos ossos, garante o bom funcionamento do intestino e geralmente tem baixo teor gordura.



Depois de saber todos esses benefícios, nada melhor que fazer em casa para comer a vontade.
Você vai precisar de:
1 l de leite
1 potinho de iogurte natural (usa só a primeira vez, depois você guarda do iogurte feito)

Aqueça o leite numa temperatura em que consiga ficar com o dedo dentro por 10 segundos, um morno confortável, não muito frio.
 Acrescente o iogurte e dissolva bem. 
Eu coloco numa vasilha de sorvete, enrolo 2 panos de prato e coloco dentro do forno desligado mesmo. Se tiver uma mala térmica ou isopor, coloque dentro, porque ele precisa manter um pouco de calor. 
Deixe repousando por 8 horas, se estiver frio, um pouco mais.
Está pronto, conserve na geladeira, guarde 1 copo desse iogurte para fazer outro quando quiser. Mas não dá pra ficar sempre usando o que você faz, não sei porque, mas depois de fazer umas 3 ou 4 vezes, ele começa a coalhar o leite, daí é hora de comprar outro iogurte natural.

Para fazer o iogurte grego

Coloque um escorredor de macarrão dentro de uma bacia, e sobre o escorredor de macarrão um pano de prato. 
Despeje o iogurte e deixe descansando na geladeira por 4 horas, quanto mais tempo deixar, mas consistente ficará, porque vai saindo o soro do iogurte. 
Aconselho adoçar com adoçante, porque se usar açúcar ele não dissolve muito bem. Reduzirá a quantidade pra metade ao fazer o grego. Então use o dobro de iogurte natural, para ter o iogurte grego desejado.

Para saborizar, bata no liquidificador um pouco do iogurte com alguma fruta da sua preferência (morango, banana, mamão), e misture ao restante. Porque se bater tudo no liquidificador, ele fica bem mais líquido.

Se for usar frutas fibrosas (abacaxi, manga), misture apenas a polpa no iogurte.




Gelatina de iogurte

Ingredientes:
1 l de iogurte natural
1 caixa de gelatina de qualquer sabor

Prepare a gelatina com 250 ml de água, espere esfriar, e misture ao iogurte (se misturar quente, vai coalhar). Leve a geladeira até ganhar consistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário